Trabalho convida a sair do senso comum e mergulhar no pensamento filosófico

Elisa e obras regionais
Divulgação

A educadora ilheense Elisa Oliveira participou do lançamento coletivo da Editus,  editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no auditório da Torre Administrativa.  O trabalho lançando pela professora de Filosofia foi a  Coleção Convenção das Corujas, oito livros com textos reflexivos e sensíveis sobre temas da filosofia e da atualidade. “Embora classificados como infantojuvenil são livros para todas as idades. Os temas são uma provocação para sair do pensamento do senso comum para o pensamento filosófico"  explica Elisa. 

Amigos e profissionais da educação, colegas e ex professores  estiveram presentes na tarde do lançamento. "Participar de lançamentos de livros é entender e valorizar a importância desse bem precioso. E quando o lançamento é de uma pessoa amiga, querida, esse momento tem um sentimento memorável", elogia Anna Lívia Rosa Ribeiro, da Agência de viagens Via Destino, especializada em viagens pedagógicas.

A educadora também é a autora das coleções Aprendiz de Filósofo e Cogito Ergo Sum, ambas livros didáticos para o ensino da Filosofia no ensino Fundamental, área do conhecimento em que a autora se dedica há mais de 20 anos. 

A diretora do colégio Vitória, Ana Melo, presente no evento, lembrou que "é de extrema importância a criação de material didático por docentes com vivência na Educação Básica,  sendo comprometidos com a construção do conhecimento. O docente com vivência em processos de aprendizagens e rotinas de sala de aula tem experiência para produzir materiais de construção da aprendizagem, sempre testando novas metodologias".

Foi uma tarde festiva que celebrou os 26 anos da Editus, importante espaço de divulgação do conhecimento. "Com seus títulos infantojuvenis a editora tem dado grande contribuição para a formação de leitores em nosso estado", destaca Elisa.